"PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL"



sábado, 2 de março de 2013

 


NAZARÉ

Bela vila de pescadores chamada Nazaré,  uma vila com um bom ambiente acolhedor, para deixar o tempo passar, sentar na areia e curtir a paisagem,  além de uma bela praia possui óptimos restaurantes.
Vale subir até Sítio que além de uma bela igreja possui uma vista ímpar da cidade.

Curiosidade: Segundo a lenda da Nazaré, na manhã de 14 de setembro de 1182, D. Fuas Roupinho, caçava nas suas terras no litoral quando avistou um veado, e começou a persegui-lo. De súbito, ficou tudo encoberto por um denso nevoeiro que se levantava do mar. O veado (versão popular do demônio) dirigiu-se para uma falésia no Sítio de Nazaré.
Quando o cavaleiro se deu conta estava no topo da falésia, à beira de um precipício correndo perigo de vida, reconheceu o local. Uma gruta onde venerava uma imagem de nossa Senhora então rogou num grito desesperado: Senhora. Valei-me! Imediatamente o cavalo estacou fincando as patas no bico rochoso suspenso no vazio (Bico do Milagre) salvando o cavaleiro e sua montada, enquanto o veado se precipitava até o oceano, mais de 100 metros abaixo. Após isso foi construída a capela de Nossa Senhora no local
O santuário de Nazaré era o mais visitado de Portugal, porém em 1917 após as aparições de Fátima foi perdendo espaço.